Você já sentiu culpa por estar feliz?

 In Comportamento, Motivação, Psicologia
Texto de Ivonete Rosa | @ivoneterosa.escritora

Você já sentiu culpa por estar feliz?

Eu não sei se acontece contigo, mas eu conheço um sentimento nada confortável, que é me sentir culpada por perceber as coisas dando certo para mim. Obviamente, que acontece com menos frequência na atualidade, embora eu admita que não é tão fácil assim se libertar de algumas crenças que nos acompanharam por uma vida inteira.

Me deparei com esse sentimento nesses dias em que estou numa fase de colheitas. Dias atrás, colei grau em Psicologia e, na mesma semana, meu instagram contabilizou 100 mil seguidores. Percebi as pessoas me cercando, enviando mensagens e se referindo a mim como uma pessoa sortuda.

Eu vejo as pessoas me olhando como alguém que, de certa forma, recebeu tudo caído do céu. Além disso, elas aproveitam o momento em que me parabenizam para falarem de suas frustrações e fracassos. Inevitavelmente, me sinto desconfortável, como se fosse errado estar num momento tão favorável enquanto elas elencam dissabores.

As pessoas só observam a minha colheita; quase ninguém viu o plantio que, muitas vezes, fiz chorando. Me tornei psicóloga depois de 5 anos de luta, conciliando a faculdade com minha escala de serviço na corporação em que trabalho há 25 anos. Só eu e Deus sabemos das dificuldades que enfrentei. Quanto ao meu instagram, está crescendo muito, sim, mas não é sorte, é dedicação. Escrevo e publico todos os dias, inclusive nas férias e feriados. Estou sempre buscando produzir bons conteúdos para o meu público.

Só eu sei dos bastidores das minhas conquistas, mas as pessoas insistem em insinuar que tudo é sorte. Lógico que eu tenho sorte: a sorte de não desistir, de ser persistente e, de acreditar nos meus sonhos.

Caso você esteja passando por algo semelhante, lembre-se das dificuldades que você teve que enfrentar para usufruir das suas conquistas. Não é para sentir culpa, é para comemorar. Sempre vai haver alguém tentando desmerecer o seu esforço, mas essa pessoa não pode ser você.

Eu vou parar de pedir desculpas por estar colhendo os frutos que eu plantei, é isso. Faça, você, o mesmo também.

Instagram da autora: @ivoneterosa.escritora

Imagem de capa: Pixabay

Posts Recentes

Deixe um Comentário