Menina dos pés empoeirados, chegou o seu dia

Menina dos pés empoeirados, chegou o seu dia
Querida menina, vamos nos arrumar, a hora se aproxima. Hoje, 14 de março de 2020, às 23h será o seu baile de formatura em Psicologia. Não será uma festa como aquelas em que você ia no passado, lá na roça, usando um vestidinho de chita e laço nos cabelos. É um baile de gala, com direito à descida de escada, dentro de um vestido deslumbrante. É um conto de fadas diferente, minha menina. Nele, ninguém te resgata, porque a heroína é você.
O seu grande dia chegou, menina! Vamos sorrir, comemorar e festejar essa conquista tão suada. É uma das colheitas daquela menina corajosa que, no dia 28 de janeiro de 1987, saiu de casa às 5h da manhã, molhando as perninhas no orvalho da estrada, ao lado do pai dela. O destino? A capital do Brasil. Na mala, alguns vestidos de chita; na alma, um misto de medo, aflição e ansiedade.
Você entrou no carro de uma família e desceu nessa capital. Um mundo completamente diferente do seu. Você tinha que se reinventar todos os dias para se adaptar, e administrar a saudade gigante de tudo e todos que ficaram para trás.
Trilhando entre o medo, a saudade, as incertezas, as aflições, as superações, e os aprendizados…você chegou até aqui.
Eu só quero te agradecer, menina, pela coragem e pela determinação. Devo tudo a você. Estou colhendo os frutos do seu plantio. A você, devo a honra de fazer parte da instituição mais respeitada, o Corpo de Bombeiros Militar do DF. Devo-lhe a dádiva de ser escritora; e a felicidade de ser psicóloga.
Chegou o futuro que você cocriou, menina. Venha, não podemos nos atrasar! Hoje, é o nosso dia de glória, vamos brilhar. Menina, escrevedora de cartas, dos pezinhos empoeirados, vou pedir a um anjo que traga os nossos pais ao baile. A nossa mãe, com aquele vestido florido que ela amava; e o nosso pai com aquela camisa azul marinho e um chapéu panamá. Eles sentirão muito orgulho de você descendo aquelas escadas, minha criança.
Parabéns, e muita gratidão a ti, minha versão menina.