Ela é brisa e vendaval, uma mulher no plural

 In Sem categoria
Texto da Psicóloga Ivonete Rosa | @ivoneterosa.escritora

Ela é brisa e vendaval, uma mulher no plural

Muitos a interpretam como orgulhosa, quanta injustiça, ela é apenas tímida e reservada.  Ela aprendeu, sentindo na pele, que só deve confiar em pouquíssimas pessoas e, às vezes, somente em Deus. De tanto dar de cara com a deslealdade e a falsidade, fez da desconfiança o seu escudo. Ela parece fria e distante, mas é dona de uma alma efervescente, uma tradução fiel da palavra intensidade. Ela detesta aperto de mãos frouxos e abraços superficiais.

Ela não é a mesma com todos, pois cada um tem aquilo que extrai dela. Ela carrega uma menina dentro dela, acho que é sua melhor versão. Por ser muito generosa, resolveu dar abrigo a muitas mulheres dentro de sua alma. Até pouco tempo atrás, essas mulheres não se entendiam, aconteciam muitos conflitos. A tímida tentava controlar a desinibida, a conservadora tentava castrar a sensual; a convivência parecia impraticável.

Cansada dessa confusão, ela sentou-se com todas e, deixou claro que cada uma era muito importante para o seu equilíbrio. Pediu que elas se tratassem com respeito e empatia. Deu certo. Cada versão dela sabe o exato momento de se manifestar sem invadir o espaço da outra.

Quem a considera muito séria não faz ideia do quão engraçada ela é. Ele ouve músicas bregas e dança, descabelada, diante do espelho. Finalmente, ela aprendeu a ser feliz sem culpa. Houve uma época em que ela sentia desconforto até por acordar tarde, como se isso fosse um pecado, acredita?

Com a maturidade, ela descobriu que a sua própria companhia é maravilhosa. Ensinaram a ela, que só é possível uma mulher ser feliz, se estiver um homem ao lado; daí ela se lembra de quanto foi ferida levando essa crença a sério.

Ela está longe de ser uma mulher amargurada, apesar das cicatrizes emocionais. Ela segue acreditando no amor, mas tornou-se ambiciosa nesse quesito. Ela só quer amores que transbordam, nada de amores econômicos, por favor.

Ela ama ser chamada de “mãe”. Ela aprendeu que sentir gratidão é uma oração.

Posts Recentes

Deixe um Comentário