O sofrimento o triturou? Pegue os seus cacos e transforme-os em novas sementes
Pegue os seus cacos e transforme-os em novas sementes
__Ivonete Rosa
Ninguém nesta vida está imune àquelas experiências traumáticas que podem triturar a nossa alma, roubando-nos a capacidade de acreditar em nós mesmos e em dias melhores.
Há momentos na vida em que somos assolados por tanto sofrimento que a nossa capacidade de sonhar entra em coma.
O desespero diante de um diagnóstico de uma doença grave e incurável pela medicina, o desapontamento ao receber uma carta de demissão enquanto pensa na família que depende daquele emprego para se manter, a ruptura de um relacionamento amoroso que faz a nossa alma doer tanto ao ponto de o corpo doer também, e tantas outras situações que nos tiram o chão.
Algumas pessoas experimentam todas essas tribulações de uma só vez. São sofrimentos tão severos que a vida, em si, torna-se uma dor crônica.
É diante desse caos que cada um de nós revela a própria resiliência.
Praticamente reduzidos a cacos, ou farelos, teremos que decidir o rumo da nossa vida: sucumbirmos às mazelas ou reunirmos aquilo que restou e transformar em novas sementes.
É possível fabricarmos um “adubo” muito nutritivo para transformar os nossos cacos em oportunidades promissoras, eis alguns ingredientes: fé, paciência, gratidão por ainda estar vivo, esperança e criatividade.
Uma vez que optamos por recomeçar, é fundamental que nos cerquemos de tudo o que possa contribuir para o novo plantio. É imprescindível nos cercarmos de pessoas ricas em otimismo e fé, pessoas que tenham o dom de enxergar oportunidade onde ninguém enxerga. Elas sempre terão uma palavra de motivação, um sorriso sincero e um abraço encorajador, fatores indispensáveis para ajudar alguém a sair do fundo do poço.
Procure por pessoas que já superaram dificuldades e ouça o testemunho delas, você vai perceber que algumas são tão iluminadas que nos enriquecem com o pior que elas viveram.
Evite aconselhar-se com pessoas amarguradas e pessimistas, elas apontarão dois problemas para cada ideia criativa sua. Isso é muito sério, não queira orientar-se com pessoas de alma adoecida, elas farão você acreditar que o seu lugar é no fundo do poço.
Se você compartilhar um desejo de mudança com algum opressor, ele ficará irritado, é como afrontá-lo em sua crença de que o mundo não presta, ele vai te fazer sentir-se fora da realidade.
Revesta-se de fé e dê um passo de cada vez. Expresse gratidão por cada passo, mesmo tímido, que você der. A gratidão é a senha que abre os cofres das bênçãos.