Certas coisas, se você precisa pedir, não compensa ter
Certas coisas, se você precisa pedir, não compensa ter
Certas coisas nessa vida que só têm valor se você receber espontaneamente. Se você tiver que pedir por elas, não vai surtir efeito, ou melhor, vai surtir um efeito contrário do esperado. Sendo bem específica, se você precisa viver lembrando o seu parceiro que você merece respeito e que a relação de vocês é monogâmica ou, ao menos devia ser, pode ter certeza de que alguma coisa está fora do eixo, muito provavelmente, a sua dignidade.
Reciprocidade, respeito, cumplicidade, consideração, confiança, lealdade e fidelidade jamais devem ser cobrados, em nenhum contexto. Isso se aplica aos vínculos amorosos, às amizades, e às relações familiares. Se o seu parceiro precisa se sentir ameaçado para se comportar em certas situações, eu lamento informar, mas você está vivendo uma mentira.
Sabe, no fundo, toda e qualquer pessoa sabe o real valor que tem para a outra dentro de um vínculo amoroso. Qualquer ser humano nesse Universo sabe identificar um afeto verdadeiro, para isso, não precisa ser letrado. Um analfabeto vai entender tão bem quanto um doutor.
É, no mínimo, humilhante, requerer ao outro aquilo que é básico e indispensável dentro de um contexto relacional, principalmente, quando você tem plena consciência do que oferece e do que merece. E, não adianta, aquilo que recebemos em decorrência de nossas cobranças não nos trazem satisfação, pelo contrário, chega em tom de desaforo e humilhação. A nossa alma fica ressentida quando se dá conta de que foi necessário um esforço árduo para recebermos algo tão elementar.
Eu conheço um ex casal cujo marido vivia pulando a cerca e se comportando como solteiro. Era nítido o descaso dele pela esposa que, por sua vez, vivia mendigando afeto e atenção. Ocorreu que chegou o dia do aniversário dela e ele não fez nada. Então ela colocou a dignidade embaixo do tapete e o pediu para levá-la numa churrascaria, ela queria almoçar fora. Ele acatou o pedido, mas deixou claro que ela teria que pagar a conta. Ela concordou. Ah, lembrando que o moço tinha condições de pagar a churrascaria.
No contexto acima, eu preferia comer ovo com farinha em casa a comer um banquete nessas condições. Como assim, implora que alguém lhe faça um mimo no seu aniversário? Gente, isso não existe para quem tem o mínimo de respeito por si mesmo. Certas coisas, se você tiver que pedir, é melhor ficar sem.