Se você duvidar de uma bênção, ela vai parar em outras mãos

 In Motivação, Reflexão/Espiritualidade
Texto de Ivonete Rosa

Se você duvidar de uma bênção, ela vai parar em outras mãos

Há dois ditados populares que, possivelmente, você conheça: “ Isso é muito bom para ser verdade” e ” Quando a esmola é grande, o santo desconfia”. São frases ditas por pessoas que não se consideram merecedoras da felicidade. Diante de uma bênção, ao invés de sentirem gratidão, elas expressam um sentimento de inadequação.

Em síntese, elas simplesmente recusam a felicidade. Percebo isso nos mais variados contextos: quando alguém paga uma dívida; quando conseguem um emprego; quando encontram um relacionamento; quando ganham dinheiro. Ao invés de agradecerem, elas dizem: “alegria de pobre dura pouco”.

São frases que traduzem crenças limitantes, elas são porta-voz de um temor da felicidade, possivelmente, a associando a algo imerecido. Inclusive, é muito comum percebermos nas falas de algumas pessoas a crença de que só quem sofre recebe a misericórdia de Deus.

Eu aprendi que a gratidão atrai prosperidade, e a prosperidade a que me refiro aqui não é somente aquela relacionada às condições financeiras e materiais. Refiro-me, sobretudo, a sentir-se digno de tudo que há de bom nesse Universo. É entender que merecemos um amor que encha o nosso estômago de borboletas, ao invés de encher nossa cabeça de grilo.

Os acontecimentos bons se atraem por pessoas que se sentem merecedoras deles. A felicidade precisa se sentir à vontade ao nosso lado. Existem pessoas que se sentem culpadas por estarem bem. Como se isso fosse errado. Elas não sabem lidar com o próprio bem-estar, sentindo um profundo desconforto quando os problemas dão uma trégua.

Muitas pessoas sentem-se mais “felizes” quando estão mergulhadas em problemas, pois elas acabam atraindo a piedade alheia. Para muitos, serem vistos como “o coitado” é algo acolhedor, quase uma ostentação. São pessoas que adoram falar sobre doenças reais ou imaginárias nas filas dos bancos, e das padarias.

Para recebermos uma bênção é fundamental nos sentirmos merecedores dela. A felicidade não se sente confortável perto de pessoas que não sabem lidar com ela.

Posts Recentes

Deixe um Comentário