O abraço fala por si. Ele dispensa palavras

 In Sem categoria
Texto de Ivonete Rosa |@ivoneterosa.escritora

O abraço fala por si. Ele dispensa palavras

O abraço é tão sagrado que aproxima dois corações para que um possa sentir as batidas do outro. Determinados abraços conectam almas.

Nos tempos atuais, estamos cada vez mais conectados, virtualmente, contudo vejo o abraço cada vez mais escasso em nosso meio.

Esse aperto terapêutico é um porto-seguro para quem tem o privilégio de recebê-lo e ofertá-lo. Abraçar é acolher a dor do outro dentro da circunferência dos nossos braços, enquanto a alma recebe um cafuné.

Esse entrelaçamento de braços traduz sentimentos indecifráveis. Ele revela a saudade que sentimos, sem precisar que alguém verbalize. É a tradução da nossa fragilidade quando sentimos vergonha de assumi-la.

Abraço é acolhimento. É compaixão. É amizade. É amor. É paixão. É entrega. É desejo. É gratidão. É solidariedade. É respeito. É empatia. É carinho. É reconciliação. É carícia. É socorro. É refúgio. É perdão.

Muitos dos abraços que trocamos um dia, estão tatuados em forma de saudade. Eu sinto saudades dos abraços que o meu filho me dava no portão de casa, me recebendo no final de um dia inteiro de trabalho. Ele vinha cheio de novidades para me contar, me perguntando: “mamãe, a senhora apagou muito fogo hoje”?

Outra saudade que perfura o meu coração é de quando ia passar férias na minha terra natal e, quando descia do ônibus, me refugiava dentro do abraço do meu pai, naquela pequena rodoviária. Fui a escolhida para receber o último abraço da minha mãe, 5 minutos antes de ela ir morar nas nuvens no natal de 2010.

Abraços nos aeroportos e rodoviárias, com euforia nas chegadas e lágrimas nas partidas, tão marcantes. Abraços nos funerais que traduzem a nossa solidariedade à dor do outro. Abraços com as pernas trêmulas entre apaixonados. Abraços para proteger o filho assustado no meio da noite. Em todo contexto cabe um abraço.

Seria maravilhoso se os casais se abraçassem sem motivos. Abrace porque está ao alcance das mãos, para expressar gratidão pela vida dela. Sou tão apaixonada por abraços, que estou aqui fazendo um texto sobre ele.

Posts Recentes

Deixe um Comentário