A pessoa ferra o seu emocional, mas não te libera

 In Sem categoria
Texto da Psicóloga Ivonete Rosa | @ivoneterosa.escritora

A pessoa ferra o seu emocional, mas não te libera

Imagina a seguinte situação: você se relaciona com alguém que te trata da pior forma possível, daí você se cansa e se afasta. No que você se afasta, ela se aproxima e promete que vai mudar, mas não muda, só piora. Acontece que essa dinâmica doentia vira um ciclo vicioso que dura meses, anos ou décadas. A pessoa não cuida da relação, destrói seu emocional, mas não abre mão de você.

O tempo todo eu lido essas queixas, seja nos atendimentos psicológicos, seja nos desabafos que recebo nas minhas redes sociais. Uma queixa que se resume nisto: ele(a) não me trata bem, mas não me deixa ir embora.

Há pessoas que amam saber que alguém gosta delas. O ego delas é massageado pela dor emocional do outro. Mesmo sem ter condições ou interesse em retribuir o sentimento, elas nutrem a expectativa de quem está ali tentando se equilibrar nessa gangorra emocional que elas promovem na vida do(a) parceiro(a).

Um paciente me relatou que estava se relacionando com uma mulher há mais de dois anos. Ela cobrava uma atitude dele no sentido de se assumirem de vez, ou seja, ela queria casar ou morar juntos. Ele fez uma manobra árdua para atender o desejo dela. Isso exigiu dele uma mudança de cidade, de trabalho e uma série de burocracias. Depois de tudo pronto, ela disse que não se sentia pronta para viver a dois. E o pior: ela não deu nenhuma explicação sobre a mudança de ideia. Simplesmente ficou fria e demonstrou que o entusiasmo acabou.

Ele me disse que só queria uma explicação para que ele pudesse se reerguer e elaborar esse luto, mas ela faz questão de manter o mistério. No fundo, ela sabe que essa ausência de explicação o mantém ligada a ela. E é isso que ela quer: que ele não se desligue dela, mesmo tendo a certeza de que não vai ser recíproca. Eu acho uma baita covardia.

Posts Recentes

Deixe um Comentário